Áreas de Atuação

EA – Educação Ambiental



FLORESTARE presta treinamento de EA a funcionários e colaboradores de empresas de pequeno e grande porte, construindo um processo de conscientização e mudança de comportamento, resgatando valores em relação à conservação ambiental e conseqüente melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e da sociedade como um todo




LA- Licenciamento Ambiental


O Licenciamento Ambiental é um Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente.
O Licenciamento Ambiental é a principal ferramenta que a sociedade tem para controlar a manutenção da qualidade do meio ambiente, o que está diretamente ligado com a saúde pública e com boa qualidade de vida para a população.





PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduo Sólido


PGRS é essencial para as corporações que se preocupam com os impactos ambientais decorrentes de suas atividades, e suas potenciais correlações com a sociedade como um todo.
Conforme a Lei Estadual nº 12.493 de 22 de Janeiro de 1999, as atividades geradoras de resíduos sólidos, de qualquer natureza, são responsáveis pelo seu acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, disposição final, pelo passivo ambiental oriundo da desativação de sua fonte geradora, bem como pela recuperação de áreas degradadas.
Os PGRS desenvolvidos pela FLORESTARE procura unificar o sistema de gerenciamento, priorizando a redução da geração, a reutilização quando possível, a reciclagem e o encaminhamento para destino final ambientalmente correto e seguro, contribuindo assim para a economia de recursos naturais, a minimização dos custos e a preservação do meio ambiente.





PRAD - Projeto de Recuperação de Área Degradada


Para a FLORESTARE, o papel da recuperação ambiental é o de propiciar o restabelecimento e a sucessão vegetal segundo os padrões naturais, favorecendo assim a recomposição da vegetação original de uma região. O PRAD deve se basear em fundamentos técnicos que possibilitem recuperar a resiliência do meio, ou seja, voltar a ser o que era antes de sofrer qualquer degradação.
É possível delimitar os impactos gerados e conseqüentemente propor as medidas de recuperação e/ou mitigação, levando em consideração o ecossistema afetado e a área em estudo, buscando a conservação do meio ambiente.




RL - Reserva Legal


A  Regularização de Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, que não seja a de preservação permanente (APP). Seu objetivo é a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade e o abrigo e proteção de fauna e flora nativas. Ela varia de acordo com o bioma e o tamanho da propriedade. Em Minas Gerais a área de Reserva não poderá ser inferior a 20% da área da propriedade rural a ser regularizada.




SGA - Sistema de Gestão Ambiental

A responsabilidade ambiental deixou de ter apenas característica compulsória para transformar-se em atitude voluntária. Os novos processos e tecnologias decorrentes do ajustamento da empresa a níveis mais elevados de qualidade ambiental freqüentemente resultam no uso mais racional e produtivo de insumos, reduzindo os custos de produção. Pois as mudanças vão gerar novas oportunidades de negócios.


TAF- Treinamento Ambiental  Florestare


Abrange a capacitação dos envolvidos visando a aplicação correta dos temas requisitados.

• Auditores Internos;

• Coleta Seletiva;

• Educação Ambiental Interna;

• Educação Ambiental - Comunidade de Entorno;

• Educação Ambiental, Social e Econômica;

• Manejo de Reflorestamento;

• Manejo e Execução de Cinturão Verde;

• Programa 5 S - Gerindo o Ambiente;

• Programa 10S.


A FLORESTARE  tem como principal compromisso, agregar valor
aos negócios de seus clientes.